terça-feira, 19 de abril de 2011

Tríduo Pascal


O Tríduo Pascal tem início com a celebração da Última Ceia do Senhor, nas horas vespertinas da quinta feira e termina com a celebração do Domingo da Ressurreição. Enquanto o Tríduo nos apresenta a realidade do Mistério Pascal em sua dimensão histórica, a celebração da Última Ceia a transmite em sua dimensão ritual.

Quinta feira Santa - a Páscoa da Ceia: celebração de abertura do Tríduo. Se faz memória da última ceia de Jesus e reúne no Lava Pés e no Sacramento do Pão e do Vinho, antecipadamente, todo o Mistério que vai se desdobrar no sagrado Tríduo do Salvador, crucificado, sepultado e ressuscitado.

Sexta feira Santa - a Páscoa da Cruz: neste dia, em que Cristo, nosso Cordeiro Pascal, foi imolado, com a contemplação amorosa da Sua Paixão e a adoração da cruz, a Igreja comemora o seu próprio nascimento do lado de Cristo que repousa na cruz, e se une a Ele em oração para interceder pelo mundo.

Sábado Santo durante o dia - a Páscoa da Sepultura: é dia de grande silêncio, junto à sepultura do Senhor, como fizeram as mulheres que O acompanharam em Sua Paixão e assistiram ao Seu sepultamento. Devemos passar esse dia em retiro e expectativa, com atenção amorosa à Palavra de Deus.

Sábado Santo à noite - a Páscoa da Ressurreição: esta noite é consagrada em honra do Senhor e a vigília que nela se celebra, é a noite santa em que o Senhor ressuscitou. Nesta vigília, a Igreja permanece à espera da ressurreição do Senhor e a celebra com os sacramentos da iniciação cristã.
- Frei Sandro Roberto da Costa -