sábado, 13 de agosto de 2011

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Eu sempre admirei a riqueza de detalhes do quadro da Mãe do Perpétuo Socorro mas só há pouco tempo é que li sobre o seu significado. Compartilho com você o que aprendi:

O fundo do quadro é de ouro simbolizando a glória do paraíso; as letras gregas nas laterais superiores são a abreviação de "Mãe de Deus"; as que estão logo abaixo são, à esquerda indicando o Arcanjo Miguel e à direita o Arcanjo Gabriel; Miguel, traz nas mãos a lança, a vara com a esponja e o cálice da amargura; Gabriel, tem nas mãos a cruz e os cravos; abaixo do Arcanjo Gabriel, a abreviação grega de "Jesus Cristo"; os olhos de Maria são grandes e não se dirigem ao Menino, mas estão voltados sempre para nós para ver todas as nossas necessidades; a boca de Maria é pequena para guardar silêncio e evita palavras inúteis; Maria vesta uma túnica vermelha, que na época era distintivo das virgens; o manto azul era emblema das mães naquela época; sobre sua cabeça brilha uma estrela de oito raios; as mãos do Menino estão na mão direita de Maria simbolizando a união entre eles e para nos lembrar que ele é o Mediador e ela é a Medianeira de todas as graças. Repare que Maria segura a mão deixando livre a mão direita do Menino. A mão esquerda simboliza a mão que castiga e a direita a que abençoa; a sandália desatada simboliza um pecador preso ainda a Jesus por um fio - o último - a devoção a Nossa Senhora. 

Como um quadro pode ter tanto simbolismo?
Esse quadro se trata de um ícone. Cada traço e cada cor têm significado simbólico. A arte do ícone nasce da contemplação do mistério e é executado em profundo recolhimento, oração contemplativa e jejum.

O americano Pe. Guilherme Gaudreau, um dos Superiores Gerais da Congregação Redentorista, contemplando o quadro interpretou outros simbolismos na expressão do Menino: Ele descansa nos braços de sua Mãe. De repente aparece-lhe o Arcanjo Miguel com o vaso com vinagre, a lança e a esponja. Ele se assusta, desvia o rosto e vê o Arcanjo Gabriel com os instrumentos de martírio ainda mais aterradores. Diante disso Ele recorre à Mãe e segura a mão direita dela. Ao mesmo tempo seus pés fazem um movimento brusco e uma das sandálias fica presa por um fio.