domingo, 27 de novembro de 2011

Tempo do Advento

Com o Advento, iniciamos um novo Ano Litúrgico.

Com o primeiro domingo do Advento tem início o ciclo do Natal que vai até a festa do batismo do Senhor. O Advento começa com a véspera do primeiro domingo e vai até o dia 24 de dezembro.
O culto cristão é sempre celebração da vinda do Senhor. Entretanto, antes de celebrar o nascimento de Jesus Cristo, somos especialmente convidados a proclamar que o Senhor vem, e a nos preparar para a Sua vinda.

O Advento é um tempo de devota e jubilosa espera. Fazemos memória da manifestação do Senhor Jesus em nossa humanidade, enquanto aguardamos a Sua nova vinda.

Nesse período, é costume acender as velas da Coroa do Advento.

São quatro velas, cada uma tem uma cor e um significado especial e as quatro simbolizam as grandes etapas da salvação em Cristo.
A 1ª vela, verde, é a vela da esperança. Ao acendê-la, no 1º domingo, a pessoa deve dizer: Bendito sejais, Deus da esperança, pela luz de Cristo, a quem esperamos com toda a ternura do coração”.
A 2ª vela, branca, é a vela da paz. Ao acendê-la, no 2º domingo, a pessoa deve dizer: “Bendito sejais, Deus da paz, pela paz que Cristo, a quem esperamos com toda a ternura do coração”.
A 3ª vela, rosa, é a vela da alegria. Ao acendê-la, no 3º domingo, a pessoa deve dizer: Bendito sejais, Deus da alegria, pela alegria de Cristo, a quem esperamos com toda a ternura do coração”.
A 4ª vela, vermelha, é a vela do amor. Ao acendê-la, no 4º domingo, a pessoa deve dizer: Bendito sejais, Deus do amor, pelo amor de Cristo, a quem esperamos com toda a ternura do coração”.